Abertura do Centenário dos Oblatos de São José no Brasil

21/09/2018

Os Oblatos de São José celebraram no Santuário Nacional de Aparecida a abertura das comemorações do centenário da Congregação religiosa no Brasil. No dia 15 de setembro de 2018 reuniram-se os religiosos (irmãos e padres) e os leigos oblatos das paróquias, obras e unidades educacionais para celebrar a eucaristia, refletir e compartilhar testemunhos de pessoas que vivenciam a espiritualidade josefino-marelliana, cada um em sua realidade.


Cerca de 1500 pessoas participaram da atividade que foi muito esclarecedora e que gerou um espírito de união, de família. Estiveram presentes caravanas do Paraná, das cidades de Apucarana, Cascavel, Londrina, Três Barras do Paraná e Curitiba, de São Paulo, cidades de Ourinhos e capital, e também do Mato Grosso com representante da cidade de Colniza.


Estando todas as caravanas presentes, participaram da missa às 9h, que foi ao vivo para todo o Brasil. Presidiu a missa o bispo de São José dos Pinhais/PR, Dom Celso Marchiori, que tratou de falar sobre a história da Congregação e de São José Marello, Pai Fundador dos Oblatos de São José. Após a missa, todos se encontraram no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida, onde se apresentou o Ministério Santo José. Os jovens do Santuário Santa Edwiges, de São Paulo, fizeram uma apresentação artística sobre a chegada dos missionários josefinos no Brasil e a oração foi conduzida pelo Santuário São José, de Apucarana. Em seguida, o Padre Provincial Antonio Ramos de Moura Neto OSJ dirigiu algumas palavras que, sabiamente, lembraram conquistas e desafios da missão dos Oblatos no Brasil.


Também falaram o jovem casal Vanessa e João Pedro, as missionárias Cinthia e sua filha Maria Laura, a educadora Silvana, o leigo oblato José Leite, e os religiosos Irmã Deise e Irmão Ismael – todos os que deram seus depoimentos, contaram como os Oblatos de São José colaboraram no seu desenvolvimento humano, fazendo parte de suas vidas há tantos anos e por quem nutrem muita gratidão. Breve e dinâmico, Padre Mauro Negro OSJ tratou da importância de celebrarmos “cem anos” de Oblatos de São José no Brasil, sendo leigos e leigas, religiosos e religiosas.


Assim, aos pés da Mães de Deus, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, os Oblatos rogaram a sua intercessão nesse tempo de celebrar e agradecer pelo caminho percorrido, fazendo memória de todo o serviço desenvolvido, das ajudas recebidas e por colaborar na transformação de tantas vidas.