Integra: Rede OSJ de Educação realiza primeiro encontro entre colégios

01/02/2019

O ano de 2019 já começou especial! A Rede OSJ de Educação reuniu os Colégios Bagozzi de Curitiba e Ourinhos e o Colégio São José de Apucarana para o 1° INTEGRA. Professores de todas as unidades deram início às atividades de 2019 em um ambiente de muita união e motivação.

Dia 1: Motivação, inovação e trocas de experiência

A manhã do primeiro dia começou com uma acolhida da Pastoral que criou um momento de integração entre os participantes. Depois foi o momento dos diretores Ângela Basso e Tiago Almeida darem as boas-vindas. “Que momento maravilhosos estamos vivendo. Que cada um volte inspirado para sua unidade”, celebrou a diretora Ângela Basso.

 Na sequência aconteceu uma benção, seguida das boas-vindas do Provincial Padre Antonio Neto que destacou a importância do momento. “Estamos vivendo um momento histórico no ano do centenário da chegada dos Oblatos de São José ao Brasil”, lembrou o provincial destacando a importância deste ano para a congregação. Na sequência, o superintendente  Padre José Antonio Bertolin falou aos presentes lembrando as mudanças que aconteceram desde a fundação dos Colégios Bagozzi e São José. “Muito mudou desde lá, mas a sinergia entre as unidades, a união entre as equipes e a ampliação do conhecimento continuam sendo importantes”, disse.

Os participantes assistiram à palestra do Padre Mauro Negro sobre a história da Congregação dos Oblatos de São José, com destaque ao centenário comemorado este ano. “Quero olhar a história de cem anos e, a partir dela,  dos acertos e erros, projetar os esforços para o futuro”, disse. O vice-diretor do Colégio Bagozzi, Pe. José Neto falou sobre o “Jeito de educar dos Oblatos de São José”. “Como educadores devemos olhar o educando dentro da sua integralidade não cuidando apenas da mente, mas da educação do coração que faz parte do nosso jeito e que permitirá que mais tarde este aluno tome as melhores decisões”, destacou.

Na parte da tarde, o professor Gil Giardeli fez uma fala sobre “A Inovação que gera mudança”. Ele apresentou dados sobre a tecnologia e informações e instigou a reflexão sobre os empregos do futuro. “Nós como educadores, temos que refletir como estamos preparando nossos alunos para este futuro que já está acontecendo entre nós.”, destacou. O palestrante ainda trouxe um robô com inteligência artificial que se comunicou com os professores.

Dia 2: Mais motivação, Inovação que não para e nossa história

O segundo dia ocorreu com a mesma animação do primeiro mobilizando os educadores a pensar sobre 2019. A primeira palestra, com Emerson Santos, falou sobre as perspectivas para 2019 e na sequência, Sandro Bonás deu um panorama do Cenário Educacional Brasileiro.

O final da manhã trouxe muitas lembranças, afinal representantes das duas unidades do Colégio Bagozzi e o Colégio São José tinham que apresentar de uma forma lúdica a história de seus colégios.

Na parte da tarde, os educadores se dividiram por áreas e tiveram uma assessoria pedagógica.