Professor lança livro sobre a poesia de Paulo Leminski

27/08/2019

             O professor de Literatura, Ricardo Gessner, acabou de lançar o livro Da invenção à distração: o percurso lírico de Paulo Leminski, pela editora Pontes. O livro aborda todo o percurso poético de Leminski, desde suas primeiras publicações, na revista Invenção, até o livro póstumo La vie en close, publicado em 1990. A tese defendida é que o poeta percorreu, de fato, um percurso: depois que estreou na citada revista aplicando técnicas do movimento concretista, em seguida passou por um momento de formação, no qual buscou elaborar seu próprio estilo, hoje conhecido pela conciliação entre elementos eruditos e populares. Esse momento é coroado pela publicação de Caprichos e relaxos, de 1983.

            Em seguida, consolidado o seu estilo próprio, Leminski direcionou seus esforços na elaboração de um projeto temático, na qual elaborou uma poesia de temática filosófica, buscando respaldo, principalmente, na cultura oriental: no Tao e Zen. Desse modo, o livro Distraídos Venceremos, de 1989, seria essa realização.

            Esses estudos se iniciaram na forma de uma iniciação científica do professor Ricardo, em 2007, continuaram em seu trabalho de mestrado, defendido em 2013, e ampliado em sua tese de doutorado, defendida em 2017. Ao todo, são dez anos de estudo, portanto.

            A escolha em estudar Leminski se deu por motivos de gosto pessoal do autor que, entre outroas paixões, tem um apreço pela poesia. "Conheci sua poesia em 2004, quando ainda cursava o pré-vestibular; na época, Leminski era um poeta pouco conhecido pelo grande público, apesar do seu sucesso na década de 1980.O livro é uma adaptação da tese, na qual procurei retirar os cacoetes acadêmicos e aplicar uma linguagem mais solta, voltada para qualquer pessoa que se interessa por poesia, assim como por Paulo Leminski", nos contou o Professor Ricardo.

           Acima de tudo, o que se percebe, é que o autor tenta realizar um trabalho de crítica literária: com o uso de um instrumental técnico, mas colocando em primeiro lugar o afeto pela poesia.