COLÉGIO BAGOZZI REALIZA PROJETO PRIMAVERA AMARELA

27/09/2021

No mundo inteiro, o Setembro Amarelo é dedicado ao cuidado com as emoções e dos afetos como prevenção ao suicídio. No Colégio Bagozzi, especialmente neste momento de retorno presencial, cheio de desafios, trabalha-se a valorização da vida em todas as dimensões. Para este fim foi criado a Primavera Amarela, um projeto da Pastoral Educacional Bagozziana que visa cuidar das emoções através de rodas de conversa, escuta solidária, oficina das emoções e atividades físicas. O projeto visa refletir o setembro amarelo, que é o mês de prevenção ao suicídio. Assim, ao longo de todo o mês, o projeto contou com algumas parcerias que ajudaram a desenvolver um trabalho com alunos, pais e educadores privilegiando a temática através de palestras, oficinas e rodas de conversa.

 

Abrindo as diversas atividades previstas para o mês, em parceria com a Faculdade de Psicologia da Estácio, realizou-se a Escola de Pais, uma palestra com o tema “Cuidando das emoções em família”, com o paletrante Professor Doutor Luiz Bosco Sardinha Machado Junior, coordenador do curso. A palestra aconteceu no dia 13 de setembro, às 19h30, no Salão de Festas da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Neste caso, as vagas foram limitadas para os primeiros 100 inscritos. Os demais puderam assistir através de sala remota pela plataforma Zoom.

 

Dentro da programação da Primavera Amarela começaram, já na manhã do dia 13, as Oficinas da Emoções, em parceria com o Centro de Estudos e Práticas em Psicologia da UniFio, que cederam seus estagiários para este trabalho em sala, com o propósito de fazer uma conversa franca, através de dinâmicas que possibilitassem os alunos a conhecer e falar mais sobre suas emoções, na perspectiva do autocuidado, foi atingido e obtivemos as mehores impressões.

 

Na semana seguinte, de 20 a 24, as rodas de conversa foram direcionadas aos alunos inscritos, que tiveram a oportunidade de aprofundar as partilhas e, eventualmente, ter conversas individuais com as estagiárias, numa verdaeira “escuta solidária”, que pôde realmente ajudar aqueles que mais desejaram esse momento de crescimento.

 

Por fim, conteceu na manhã do dia 25 de setembro, a Pedalada Bagozzi 2021. O evento celebrou o encerramento da "Primavera Amarela". A pedalada contou com a participação de educadores, alunos e familiares que saíram da Praça dos Burgueses em direção ao Aeroclube de Ourinhos. Numa manha iluminada, mais de trezentas pessoas estavam na praça dos Burgueses, às 7h30 da manhã. Logo após uma breve oração, preparada pela Pastoral Educacional Bagozziana e as boas vindas da Gestão da Unidade, o professor de educação física fez um breve momento de alongamento e as devidas orientações. Na sequência, todos saíram em direção ao Aeroclube, onde aconteceu uma breve parada para água, lanche e dinâmica, retornando para a praça de onde se fez a largada.