CONCERTO LITERÁRIO DO COLÉGIO BAGOZZI

01/12/2021

No último dia 30 de novembro, aconteceu o Concerto Literário do Ensino Fundamental, anos inisiais, que trabalhou o tema “Tecendo Emoções”. Uma noite marcada pela criatividade, entusiasmo e muita alegria, transformados em projetos que envolveram os alunos e educadores, da preparação ao encerramento. O Concerto Literário é a culminância  do projeto de Literatura desenvolvido pela Rede OSJ, fruto de uma parceria das coordenações pedagógicas dos Colégios Bagozzi Curitiba e Bagozzi Ourinhos. Desta maneira, cada professora trabalhou em sala um livro que falasse da temática e, com os alunos, prepararam as apresentações.

Os alunos do 1º ano, viajaram no mundo da imaginação e dos sentimentos, ao conhecer o livro “O Monstro das Cores” de Anna LLenas.  A história estimulou as crianças a identificar as diferentes emoções que sentem, como alegria, tristeza, raiva, medo e calma, através de cores.  Foram apresentadas duas músicas: “Arco-íris”, interpretada por Lorena Queiroz e a “Canção das Emoções”, do canal no Youtube Biblioteca Escolar Ribeiro de Carvalho.

Os alunos do 2º ano, conheceram o livro “Tenho Monstros na Barriga“ de Tânia Casarin, que conta a história de Marcelo, um menino que sente “várias coisas” na barriga e não sabe o que significa. Ao longo da história, o menino narra os seus sentimentos e mostra oito monstrinhos: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo, Coragem, Curiosidade, Orgulho e Ciúmes.   Neste projeto os alunos construíram uma carta escrita coletivamente, relatando sobre as emoções vividas ao longo de 2021, em seguida fizeram a apresentação da música "Peça Felicidade" da Banda Melim.

Os alunos do 3º ano mergulharam no sentimento da Alegria e apreciaram o livro: “Manu e Mila”, do escritor e ilustrador André Neves, que conta a história de duas crianças que perguntam e respondem, encontram e desencontram, procuram e acham, nessa bela metáfora da amizade a busca pela alegria. Foi apresentada uma peça teatral baseada no livro e em seguida uma linda coreografia com a música: “Tempo de alegria” da cantora Ivete Sangalo.

No projeto do 4º ano os alunos se apropriaram do livro “O Baú das emoções” cujo gênero textual presente no último trimestre, versa sobre poema e poesia. Os sentimentos e pensamentos positivos e construtivos são estimulados e ensinados a serem valorizados, guardados e cuidados, com todo carinho, no baú do coração. Baseado nessa linda poesia, os alunos apresentaram uma peça teatral e em seguida a coreografia da música “Trem-Bala”  da cantora Ana Vilela.

Os alunos do 5º ano trabalharam com o livro “O menino do dedo verde”, de Maurice Druon. A obra literária trata de um menino, ingênuo e de coração generoso, que deixa impressões digitais misteriosas que suscitam o reverdecimento e a alegria sobre um mundo que se encontra cinza e enlutado.   Os alunos fizeram uma apresentação teatral e em seguida uma linda coreografia que tocou os corações e entregaram uma flor à plateia.

Além disso, nossos alunos tem uma educação bilíngue e, por isso, orientados pela teacher, também realizaram apresentações. As crianças do primeiro e do segundo ano leram o livro “The Rainbow Fish”, “O peixe arco-íris”, durante as aulas de Inglês.  O livro conta a história de um peixinho egoísta e esnobe, que não se importava com os amigos, pois era o mais bonito de todos. Esse peixinho aprende sua lição, quando se sente solitário e um sábio Polvo lhe ensina que compartilhar é cuidar.   A leitura desse livro, fez parte das aulas diárias de Inglês do Projeto Bilíngue em parceria com o High Five. As crianças aprenderam sobre sentimentos, sobre a importância de compartilhar, sobre amizade verdadeira, além de enriquecer as crianças com vocabulário da língua Inglesa.

Os pequenos do terceiro e do quarto ano leram durante as aulas de Inglês do projeto bilíngue, o livro “The Snail and the Whale” “O caracol e a baleia”. Uma linda história de amizade verdadeira entre um caracol que queria navegar e conhecer o mundo, e uma baleia que queria companhia para suas longas viagens. O caracol, que se achava tão pequeno nesse mundão imenso, acaba salvando a vida da Baleia, usando sua persistência, imaginação e determinação.