ACAMPAMENTO PASTORAL REALIZADO NO COLÉGIO BAGOZZI

17/05/2022

Neste ano de 2022, o Colégio Bagozzi decididiu inovar com os alunos do Ensino Fundamental anos finais, 6°,7° e 8° anos, criando o tão aguardado ACAMPAS, cujo tema abordado durante nos dois dias 13 e 14 de Maio foi “Meu Lugar No Mundo”. O nome deriva de “Acampamento Pastoral”, contando com uma noite de montagens de barracas, caça ao tesouro e  diversas atividades que envolvessem a total interação e partilha dos alunos sobre o papel deles na família, com os amigos e por último mas não menos importante, sua relação com o mundo.

 Os alunos chegaram na Sexta-Feira, 13 de Maio, por volta das 18 horas e, juntamente com os pais, realizaram a montagem das barracas nos campos do seminário e, em seguida, realizaram a oração e se despediram dos pais. Na sequência, a divisão dos times foi realizada em três equipes, vermelha, azul e amarela. Com o auxilio das professoras, os alunos criaram a identidade, bandeira e grito de guerra do time e, já com as equipes preparadas, foram para a partilha do lanche, com muitas guloseimas.

Para divertir ainda mais a noite, a Pastoral Educacional Bagozziana organizou uma caça ao tesouro , com direito a bússola, para que os alunos encontrassem dois tesouros de emocionar os corações. O primeiro tesouro encontrado trabalhava o tema sobre a família. Dessa forma, o que os alunos encontraram, embrulhado com muito carinho por cada família, foi um briquedo marcante e importante para cada um durante a infância. Logo, fizeram uma partilha juntamente com a equipe sobre a importância e emoções do objeto para cada um. Muitos se emocionaram com as lembranças tão marcantes.

O segundo tesouro encontrado pelas equipes, foi um pacote de cartas, para cada um, escrito pelas famílias, amigos, parentes e diversas outras pessoas importantes para cada um. Foi quase impossível para os alunos conter as lágrimas com tamanha emoção. Após todas as fortes emoções marcantes, para completar a madrugada, os alunos ainda tiveram que superar os medos internos, passando pela “Garagem do medo”, onde foi elaborada pela equipe, um espaço escuro, com somente uma lamparina ao final, para que guiassem os alunos, trabalhando a frase de São José Marello “Uma vez fixada a meta, ainda que o céu venha abaixo, se deve olhar sempre para ela”, com isso, os alunos tiveram que superar o medo e a escuridão ao redor e focar somente na meta, a luz ao final que os guiava. Pode-se afirmar que 99% dos alunos se superaram e atravessaram toda a garagem, mostrando para todos da equipe, mas principalmente para eles mesmos, o quanto eram capazes. Para simbolizar ainda mais o quão importante era para eles aquele momento, a volta pela garagem foi feita com todos, em grupo, com velas acesas, cantando o cântico “Indo e vindo, trevas e luz, tudo é graça, Deus nos conduz”.

Para encerrar o dia, por volta da meia-noite, foi preparado um lual, com fogueira, marshmellos assados e muita música, foi um momento para se divertir e aproveitar com os colegas. Por volta, das 3h30 da madrugada, já com muito sono, os alunos foram descansar em suas respectivas barracas, contudo, somente descansar…pois por volta das 7 horas da manhã, já estavam novamente de pé para um novo dia. Já com a higienie feita e o café tomado, a manhã começou com atividades preparadas pelo Frei Lucas, osj, sobre o sentido da vida, a importância desta, e os marcos ao longo dela. Também foram realizadas atividades sobre os sonhos, a importância de sonhar e de não deixar que qualquer um acabe com eles, persistindo sempre neles, mais uma vez concluindo a frase do Marello “ Uma vez fixada a meta, ainda que o céu venha abaixo, se deve olhar sempre para ela” . Dessa forma, os alunos encerraram a manhã, com brilho nos olhos, muita história para contar e muitos sonhos para realizar.

Por volta das onze horas, os pais chegaram para ajudar os alunos na desmontagem das barracas e para participar da missa com o pároco Benelson, osj da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que concedeu ao Colégio todo o espaço e uma noite de sono, já que a animação dos jovens era de se ouvir de longe! Mostrando dessa forma, mais uma vez, o vínculo entre Colégio e Paróquia.

 Como fechamento dos dois dias, foi preparado um almoço para os alunos e famílias, para matar toda a saudade e permitir que contassem, pelo menos uma prévia, de tudo que viveram. As famílias mostraram a eterna gratidão com o Colégio e o quanto seus filhos amaram a experiência. A equipe Bagozziana, concluiu o quanto o Acamapas foi um sucesso e como pretendem realizar nos próximos anos, para que mais e mais jovens saibam o lugar deles no mundo e como é importante para todos os redor.