SEMANA VOCACIONAL BAGOZZIANA

15/08/2022

A semana do dia 08 de agosto até o dia 12, foi repleta de atividades e presenças importantes dentro do Colégio Bagozzi Ourinhos. Anualmente conhecida como Semana Vocacional, o intúito celebrativo desta, leva os alunos a refletirem sobre a importância da vocação, do chamado a vida e principalmente, como em cada pilar da vida, são chamados a ter a vocação da gentileza.

A primeira visita e participação no Colégio, foram os seminaristas estudantes da cidade de Cascavel, juntamente com o padre Marcelo Ocanhas, reitor do seminário maior da Congregação dos Oblatos de São José, de São Paulo. Juntos, os três trouxeram para preencher a Semana Vocacional muita alegria, fé, amor e amizade!

Assim como com os educadores no Integra Bagozzi de Inverno 2022 foi trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental, anos finais, e Ensino Médio o filme O Extraordinário, que leva a todos a comoção com a gentileza tão necessária no dia a dia da vida. Com a reflexão de trechos do filme e com curtas cenas, os alunos, mesmo os que nunca assistiram ao filme, foram levados a entender a mensagem que o mesmo leva, que se resume na frase “Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. Os preceitos apresentados no decorrer do filme, comoveram cada aluno para a vocação à gentileza e ao amor com o próximo.

Com o Ensino Fundamental, anos iniciais, o filme trabalhado foi Toy Story, que tem o olhar voltado para a amizade, a abertura com os novos amigos, as consequências não benéficas de discussões e brigas e principalmente, também como nos outros anos, a gentileza tão essencial em cada pilar da vida.

A presença do padre Marcelo e dos seminaristas Michael e Luan, juntamente com a pastoral, na visita as salas para trabalhar os filmes, foi completamente benéfica, o diferencial das pessoas de fora, com suas histórias de vida, sobre a vocação escolhida por cada um deles, proporcionou um novo olhar aos alunos. A presença também, no grupo juvenil e de adolescentes, trouxe proximidade e vinculos de amizade entre os alunos e os missionários.

Na terça feira, 09, os alunos contaram também, com a presença de profissionais de diversas áreas, com o evento Fala Rapaziada! Profissionais que abordaram suas histórias de vida, graduações, dificuldades, conquistas e as mudanças que a vida adulta exige. Os alunos escutaram atentos, interagiram, conversaram, se divertiram e principalmente, aprenderam muito com cada profissional.

O Colégio Bagozzi encerrou a semana com a total certeza de que o trabalho sobre a gentileza, entre os alunos, sejam eles dos Anos iniciais até o último ano do Ensino Médio, levou os alunos à refletir sobre a gentileza humana com todos ao redor e a missão de serem extraordinários nas coisas ordinárias, que São José Marello pede todos os dias, firmando sempre os pilares do Colégio Bagozzi de Educar a Mente e o Coração!