COLÉGIO BAGOZZI REALIZA PROJETO LITERÁRIO COM ALUNOS DOS ANOS INICIAS.

25/11/2022

Na quinta-feira, 17 de setembro, nas dependências do teatro municipal Miguel Cury, da cidade de Ourinhos, os alunos do primeiro ao quinto ano, dos anos iniciais, do Colégio Bagozzi, realizaram o encerramento do projeto literário que trouxe como tema: “Nós e nossos nós”. Ao longo do semestre, alunos e professores estudaram e se aprofundaram nos livros escolhidos por cada turma, tornando visível ,durante toda a apresentação e os ensaios, o quanto as crianças tinham domínio da história escolhida por cada sala.

O primeiro ano leu e estudou o livro “O pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry, que conta a história de um jovem príncipe que um dia decide conhecer e ir além do seu planeta. O livro, leva a todos que o leram a pensar no termo “cativar” e em como o pequeno jovenzinho cativa todos ao seu redor. As crianças do primeiro ano, encenaram algumas partes do livro em uma apresentação e dançaram ao final a música “cativar” do Grupo Arte Nascente, comovendo e cativando os corações de toda a plateia!

Os alunos do segundo ano escolheram o livro “A menina feita de nós”, que conta a história da personagem Mel, que sofria chacota das pessoas por conta das borboletas que a rodeavam. Ao longo do teatro encenado e estudado pelos alunos, todos perceberam como é essencial não guardar as coisas somente para si. Ao final da história, Mel faz um amigo, que a ajuda a tirar os nós atados pelo corpo, mostrando a todos o poder que uma amizade tem dentro da vida de cada um. Para o final da apresentação, os alunos dançaram a música do famoso filme “O poderoso chefinho” Together We Satand, causando muitas lagrimas de amor na platéia.

A turma do terceiro ano, estudou o livro “Se eu pudesse nascer de novo” da autora Elisabete da Cruz, que trabalhou a importância de cuidar do mundo e realizar boas ações. Os alunos apresentaram em dupla, em forma de conversa, as frases do livro e ao final, além de dançar, também cantaram a música “Para um mundo melhor” , que como diz na própria letra: “E o que fazem as suas mãos para um mundo melhor?”, questionou e levou a platéia a refletir sobre suas ações no mundo.

O quarto ano escolheu o livro “Pollyanna”, muito conhecido pela sua novela brasileira. Uma garotinha que tinha inúmeros motivos para ser triste, mas que sempre jogava o Jogo do contente para se dedicar a ser o mais feliz possível, além de espalhar essa alegria a todos que a conheciam. O teatro da turma foi como eram realizados  antigamente, com muitos personagens e cenário, além das falas expressivas dos alunos. Para fechar a apresentação, dançaram a música “Que som é esse” que veio para alegrar todos que estavam assistindo, cheia de energia e rítmo.

Encerrando as apresentações das turmas, os alunos do quinto ano, apresentaram um pouco sobre a história do livro “O extraordinário” de R.J Palácio, que conta a história de um menino com uma doença que causa deforminade facial. Auguie Pullman que, por causa de sua deformidade, sofre bullying e maus olhados por toda sua vida, opta por estudar em casa.  Em determinado momento, os pais de Auguie decidem que ele faça o quinto ano em uma escola, para que crie verdadeiras amizades. O garoto ensina a todos como amizades são essenciais e imprescindíveis por toda a vida, como a frase citada no livro e pelos alunos durante a apresentação “Quando tiver que escolher estar certo e ser gentil, escolha ser gentil”. Além da apresentação teatral feita, a dança do mix musical encenando o bem e o mal levou a todos a pensarem sobre suas atitudes.

Para fechar a noite, a apresentação do grupo das meninas das aulas de Dança Contemporânea com a música poética do cantor Emicida, “O amor é amarelo”, deixou todos impressionados. A última apresentação foi a de todas as turmas reunidas para cantar a música “Daqui só se leva o amor”, do grupo Jota Quest, espalhando o amor a cada pessoa presente e os incentivando a levar esse amor ainda além.

O Colégio Bagozzi tem a certeza de que os alunos firmaram cada um dos valores estudados, em seus corações: amizade, carisma, fecicidade e principalmente, o amor!