COLÉGIO BAGOZZI OURINHOS PROMOVE AÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

09/03/2023

Ao fim do dia, a certeza era uma só: todas as educadoras concordaram que amam ser mulheres

Na segunda quarta-feira de março, dia 8, foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres. Uma data que relembra as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres no século XIX, em que pediam igualdade entre homens e mulheres. Anos depois, o dia foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1970.

Um dia entre 365 dias do ano que nos relembram, mais uma vez, o quanto as mulheres são guerreiras e peças importantes na vida em sociedade. Por isso, o Colégio Bagozzi Ourinhos realizou uma ação especial para as educadoras da unidade escolar. O objetivo foi de proporcionar um momento entre mulheres que pudessem compartilhar ideias e produzirem uma atividade com um grande significado para a vida de cada uma que esteve presente.

No período da manhã, às 08h50, as professoras do primeiro intervalo do dia foram as contempladas com um belíssimo café da manhã com pães, bolos, café e sucos. Por alguns minutos conversaram, trocaram ideias e colocaram a mão na massa. A Giovanna Albanez, responsável pela Pastoral Bagozziana, desenvolveu a atividade de montar uma boneca Abayomi.

Esta boneca foi criada no período de escravidão no Brasil. Os navios que vinham da África transportavam famílias. Ou seja, mães, pais e filhos. O transporte demorava muito tempo para chegar ao destino. Esta é a razão de que as mães resolveram cortar pedaços de suas roupas para produzir as bonecas, foi a maneira que encontraram para distrair seus filhos durante o período de viagem.

Por ser uma história que emociona e enaltece o ser mulher e o ser mãe, pois se colocaram no lugar de seus filhos e se mostraram fortes perante a situação, é que a boneca é considerada símbolo de empoderamento feminino atualmente. Assim, sem sombra de dúvida, foi um momento emocionante para cada educadora.

Portanto, nos outros horários do dia, às 09h35, 15h15 e 16h, as outras mulheres bagozzianas participaram da mesma atividade. Cada uma apresentou uma visão e uma opinião diferente em relação à produção da boneca, mas os sentimentos foram em comum: amor, carinho, empatia e gratidão.

“Mais uma vez me sinto feliz em poder proporcionar uma situação que toca o coração da nossa equipe. A ação do Dia Internacional das Mulheres não poderia ser diferir, atingimos o nosso objetivo de ter um espaço do dia reservado para estar com outras mulheres conversando, compartilhando ideias, se ajudando e, claro, produzir algo em comum que carrega tanto sentimento”, comenta Giovanna.

Ao fim do dia, todos se sentiram amadas, acolhidas e importantes em nosso ambiente escolar. Afinal, a ação fez compreender que cada uma faz parte de um quebra cabeça essencial do dia a dia, seja na vida profissional, pessoal ou familiar. Bem como o quanto devem se sentir fortes, corajosas e criativas em quaisquer situações da vida.

“A atividade foi bem diferente, algo nunca feito antes em um dia dedicado para as mulheres. A oportunidade de estarmos todas juntas em prol de uma data relevantes para nós, produzindo a boneca, que carrega um significado de peso, e aprendendo algo sobre a nossa história, foi gratidão e inesquecível”, finaliza Cristiane Ramos, secretária do colégio.

Uma experiência que jamais será esquecida pelas educadoras. E, com toda certeza, é algo que será refletido em cada detalhe do cotidiano das mulheres, seja qual for a situação e o momento vivenciados.

Confira abaixo a galeria de fotografias.