COLÉGIO BAGOZZI OURINHOS REALIZA EXPRESSIVA SEMANA JOSEFINA

21/03/2023

Na última semana, do dia 13 até 18 de março, o Colégio Bagozzi Ourinhos vivenciou a Semana Josefina. Dias em honra ao São José, santo patrono, pai de Jesus Cristo e modelo para os sacerdotes Oblatos de São José. Um santo que seu nome está relacionado ao mundo do trabalho, ao trabalho duro.

 Diante desta constatação, a Pastoral Bagozziana promoveu duas atividades durante a semana para os alunos e educadores. A primeira foi a Oficina de Carpintaria e a outra o Café com São José.

 Nos momentos de oficina, a Giovanna Albanez, a responsável pela pastoral na unidade de Ourinhos, trabalhou o conceito da profissão de São José, o de ser carpinteiro. Estimulou a reflexão entre as crianças, adolescentes e jovens sobre a importância de trabalhar, de assumir o compromisso com seriedade e de como é sentir um pouco a sensação de ser responsável por algo funcionar em uma empresa.

 Algo que revisitou outra reflexão: a do trabalho de seus pais diariamente. Um esforço que pai e mãe colocam em prática, de segunda a sexta-feira ou de segunda-feira a sábado, para proporcionar bem-estar e uma boa qualidade de vida à família, principalmente na questão financeira.

Portanto, trabalhar a imagem de São José carpinteiro, um homem trabalhador, fez com que a oficina fosse mais divertida e carregada de um significado especial em cada etapa da produção do ícone de São José. Um quadrinho em madeira com a imagem do santo que teve as mãos dos alunos e dos educadores como a principal ferramenta de produção.

 Já o café, foi específico para os educadores. Realizado na sexta-feira da semana, em quatro períodos diferentes do dia, foi regado a boas conversas e novos conhecimentos acerca da presença flor de Lírio na imagem de São José.

Um significado de paz, tranquilidade e calmaria que buscamos ter em nossos ambientes, como o local de trabalho. Por isso, as pessoas deixaram nas mãos de São José, por sua intercessão, o emprego e toda a equipe, para que todos continuem trabalhando com harmonia e em conjunto.

“A Semana Josefina é muito especial. Em cada detalhe tem um significado diferente e traz peso e sentido para a nossa vida, nas nossas atitudes cotidianas. Mais uma vez, sei que atingi o objetivo, enquanto responsável da pastoral, em trazer alegria, conhecimento e reflexão para as pessoas. Os olhos de todos, seja criança ou adulto, brilharam em cada ação”, comenta Giovanna Albanez.

Ao fim de cada evento, a unidade escolar já começa a se preparar para outros eventos, atividades, ações e momentos. Além de planejar para o próximo ano. Portanto, não tem quem não saiba, 2024 vai ser melhor ainda.

Confira abaixo a galeria de fotografias.