Biblioteca

Nossa biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Padre Bernardino Baccolo, uma homenagem ao primeiro pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Com certeza, o Colégio Bagozzi de Ourinhos é a materialização de um sonho que começou em seu coração.

Homem simples, trabalhador e deicado, Bernardino Bacoolo era italiano, natural de Saló. Nascido em 1914, ele dedicou 13 anos de sua vida na manutenção da casa de formação em Porto Maurízio, Itália, onde fez suas maiores peripécias, durante o período de guerra, para dar de comer aos estudantes, chegando, inclusive, a encaminhar, em meio ao policiamento severo dos soldados alemães, um vagão de batatinhas para a cidade.

Após isso, veio para o Brasil, onde dedicou mais 55 anos de sua vida, agora, como superior da missão Oblata e, sobretudo, no trabalho pastoral.

Mesmo com a saúde frágil, padre Bernardino nunca renunciou ao trabalho e ao seu estilo de vida energético. Consciente de que entrou na Congregação para se fazer santo. Terminou os últimos seis anos de sua vida na Casa di Riposo Marello, em Asti, Itália, vindo a falecer em 23 de março de 2008.